COMO MONTAR LAJE PRÉ-MOLDADA?

Neste artigo, você terá detalhado as etapas de uma montagem de laje pré-moldada, e então poderá garantir que sua laje atenderá o dimensionamento projetado durante a fabricação.

Seguir essas recomendações de montagem garante também que você não deixará que nenhuma etapa importante deste processo seja esquecido.



1 - ESCORAMENTO



O primeiro passo para a correta montagem é posicionar as escoras (que pode ser metálica, pernamanca ou caibro), seguindo um alinhamento no sentido contrario (perpendicular) ao posicionamento das vigotas, conforme ilustração abaixo.

O ideal é que as linhas de escoras sejam entre 1 m e 1,30 m. Não recomentamos que seja maior que isso. Ao realizar o escoramento deverá ser executado a contra-flecha que é a elevação do escoramento na parte central do vão, que ira compensar deformações na laje após a sua concretagem.

  • Para vãos até 3,00 m executar contra-flecha de 1,5 cm.

  • Para vãos maiores de 3,00 m executar contra-flecha de 2 cm.




2 - MONTAGEM



Inicie a montagem da laje com o EPS (isopor) junto às vigas/cintamentos da sua obra. Em seguido a vigota. Faça a distribuição de todas as vigotas sobre o vão e depois vá ajustando o espaçamento incluindo o EPS, de modo que fique intercalado entre vigota e EPS. No final, poderá ser necessário fazer corte da chapa de EPS. Nunca inicie com a vigota, exceto em marquises ou continuação de laje antiga. É importante que seja garantido o apoio minimo de 7 cm em cada lado da vigota.

Utilize tábuas ou compensados para transitar sobre a laje para poder distribuir o peso entre mais de uma vigota. Nunca pise sobre a chapa de EPS.


3 - NERVURAS TRANSVERSAIS


Em algumas lajes poderá ser necessário o uso de nervuras transversais a vigota. Essas nervuras também conhecida como nervura de travamento, tem a função de estabilizar a laje e diminuir a deformação.

Exemplo das lajes bidirecionais, que possuem armadura positiva em duas direções como na imagem abaixo. Esta armação positiva, é detalhada no projeto de laje pré-moldada e normalmente não é fornecida junto com a laje.




4 - ARMADURA DE DISTRIBUIÇÃO (AÇO DE CAPA ou MESA)


Esses aços tem a função de distribuir para as vigotas as cargas aplicadas e combater a fissuração da laje apos concretagem. O dimensionamento dessa armação pode varias conforme a sobrecarga da laje.

Normalmente são armadas nas duas direções, porem em lajes treliçadas é possível fazer essa armação apenas no sentindo contrario as vigotas.

Este aço é armado após a montagem das vigotas e EPS, e geralmente é amarrada junto com o banzo superior das vigotas treliçadas.

Pode ser usado telas soldadas, vendidas nas medidas 2,45 x 6,00 m, como por exemplo tela Q61.


5 - ARMADURA NEGATIVA

São necessárias em lajes em balanço ou lajes engastadas e devem ser posicionadas no mesmo sentido da vigota. Este aço fica posicionado acima da armadura de distribuição, não podendo estar apoiado sobre ela. Necessário o uso de espaçador plástico ou outro que tenha a mesma função. Normalmente o fabricante de lajes não fornece este aço negativo.




6 - CONCRETAGEM


Antes de iniciar a concretagem, faça uma verificação do registro da laje e todo o escoramento e instalações que possam estar sobre a laje. Molhe a laje montada de preferência. Posicione tabuas ou compensados para transitar sobre a laje. Nunca deixe uma camada de concreto maior de 7 cm, pois o EPS poderá quebrar. Posicione um compensado para receber o concreto e utilize rodos para espalhar o concreto. É recomendado o uso de vibradores para garantir que não há vazios no concreto. Garanta que o concreto tenha contato com as vigas (cintamento). O concreto deverá ter resistência a compressão de 25 MPa. A laje deverá ser molhada no mesmo dia apos a concretagem, esse processo deve se repetir nos próximos 7 dias, para evitar fissuras de retração no concreto.



7 - RETIRADA DO ESCORAMENTO


O escoramento deverá ser retirado em 21 dias após a concretagem. Se a laje possui mais de uma linha de escora, precisa ser retirado primeiro as escoras próximas as vigas e por último as do centro da laje. Se for uma laje em balanço, retire primeiramente o escoramento da ponta do balanço.



GLOSSÁRIO

Contra-flecha: Aumento da altura do escoramento central da laje.

EPS (isopor): Elemento de enchimento para laje

MPa: Medida de resistência utilizada para o concreto (Mega Pascal)



#comomontarlajepremoldada #lajepremoldada #montagem #escoramento #concretagem #contraflecha



959 visualizações
VOLTE SEMPRE

Agradecemos sua visita!

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
NOSSOS PRODUTOS

- Laje Volterrana

- Laje Treliçada Unidirecional

- Laje treliçada Bidirecional

ENCONTRE-NOS

Estamos localizados na

Rod. Augusto Montenegro, 2299

Icoaraci - Belém/PA

CEP: 66.820-000

 

© 2016 Montreal Lajes | Todos os direitos reservados.