top of page

LAJE NÃO É TUDO IGUAL

Atualizado: 11 de abr. de 2020

As lajes são elementos de concreto armado com função estrutural, fica no plano horizontal de uma edificação. Tem como função de piso para um pavimento superior ou simplesmente uma função de cobertura (sem um pavimento superior)

Uma laje nunca é igual a outra. Existem diversos fatores que as tornam especificas de cada projeto, seja por conta da especificação da obra, ou devido o tipo de uso daquela edificação, ou devido aos vão livres.



laje pre moldada treliçada completamente montada, sendo concretada
Laje treliçada

Desta forma, para que você saiba qual laje melhor atenderá sua obra, precisamos saber quais são as necessidades da sua obra:


1. Qual tipo da edificação?


A norma NBR 6120 foi elaborada com a função de determinar as cargas para as estruturas, conforme o texto abaixo da própria norma:


"Esta Norma fixa as condições exigíveis para determinação dos valores das cargas que devem ser consideradas no projeto de estrutura de edificações, qualquer que seja sua classe e destino, salvo os casos previstos em normas especiais."

Desta forma podemos classificar as cargas que estão atuando sobre a laje como carga PERMANENTE e carga ACIDENTAL. A carga permanente é constituído pelo peso próprio da laje, peso de revestimentos, paredes sobre laje, forros sob laje e outros que devem ser permanentes na laje. A carga acidental é definida em função do uso, como pessoas, moveis, carros...

Sabendo dos tipos de cargas que atuam na laje, a norma especifica a carga ACIDENTAL para alguns tipos de edificações, por exemplo:


Edifícios Residenciais (sala, quartos...): 150 Kgf/m²

Escritório de uso geral: 200 Kgf/m²

Forros (sem acesso de pessoas): 50 Kgf/m²

Restaurantes: 400 Kgf/m²

Clube (salão de dança): 500 Kgf/m²


O valor da carga PERMANENTE varia conforme cada obra (tipo de revestimento, tipo de laje...) e sempre precisa ser calculada para cada projeto.


2. O vão livre é determinante.


Conforme distanciamos os pilares em um projeto, para construir espaços mais amplos, "transferimos" para a laje um pouco mais de trabalho. Quanto mais aumentamos o vão livre da laje, mais essa laje será solicitada em esforços e isso poderá limitar a utilização de alguns tipos de laje. Portanto, saber o vão livre máximo do seu projeto, pode ajudar em determinar a laje com melhor custo beneficio para sua construção.


 

Sabendo dessas duas definições de SOBRECARGAS e VÃO LIVRE, podemos iniciar a analise de um projeto para determinar qual laje melhor atenderá. Seja por questões técnicas da obra ou por custos de orçamento.

Portanto, ao fazer o orçamento das lajes de sua obra, cuidado com orçamentos que parecem ser um "grande negocio", pesquise sobre a empresa que ira fabricar a laje no caso de lajes pré-moldadas, garanta que a laje que você esta comprando é especifica para o uso da sua edificação. #lajepremoldada #lajetreliçada #tiposdelaje #nbr6120 #diferençasdelaje

1.456 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page