• Fillipi Rodrigues

PAREDE SOBRE LAJE PODE?

Sim, entretanto toda laje com a parede deve ser dimensionada pelo engenheiro projetista da estrutura contratado pelo cliente ou pelo engenheiro da fabrica de lajes. E para isso nós analisamos algumas das opções abaixo para concluir o dimensionamento dessa laje:


  • Consultamos o cliente se ele realmente não pode executar uma viga sob essa parede, para que essa parede distribua seu peso sobre o vigamento, eliminando carga na laje.

  • Executar uma faixa maciça na laje, conhecida também como VIGA CHATA, se trata de uma viga que tem largura maior que altura, que será a mesma altura da laje. Se for uma laje H12 ela terá 12 cm de espessura. A largura pode variar. Essa faixa maciça é executada diretamente na obra usando formas e madeira a armação.

  • Projetar vigotas justapostas para receberem essa carga de parede. Basicamente elas funcionam como a VIGA CHATA, porem já chegam prontas na obra cabendo ao cliente apenas monta-las conforme projeto.


  • Dimensionar uma laje bidirecional (se for possível em função da relação entre os vãos) para que ela faça uma melhor distribuição da carga permanente sobre a laje, evitando a concentração da carga linear em poucas vigotas da laje. Veja a imagem abaixo simulando os deslocamentos das vigotas que recebem o carga de parede.




Seria ideal que toda parede fosse projetada sobre um vigamento. Porem alguns projetos precisam que o pavimento inferior tenha vãos livres maiores e com isso eliminamos algumas vigas que farão "falta" para receber a parede do pavimento superior. Neste caso, precisamos calcular a laje do pavimento superior para receber esta carga permanente. Nós da MONTREAL sempre que possível optamos por trabalhar com uma laje bidirecional para lajes com paredes.



Para determinar o peso das alvenarias usamos a fórmula acima. Calculamos o volume da parede e multiplicamos pelo peso especifico do material utilizado. Este peso especifico do material pode ser consultado na NBR 6120.

Desta forma podemos saber o peso dessa alvenaria por metro sobre a laje, chama-se de carga linear.


Portanto, ao comprar ou executar uma laje, dê a devida atenção se há cargas de parede sobre elas. Essas paredes ficarão exercendo carga permanente nesta laje, logo, se a laje não considerou essa carga, você poderá ter um grande problema com sua obra. Caso isso tenha acontecido, sugiro contratar um engenheiro para que faça uma analise da melhor opção para sua obra.

Se você já iniciou a obra ou ainda vai iniciar, e ainda não tem projeto estrutural, sugiro contratar um engenheiro que possa dimensionar toda sua estrutura. Desta forma, terá a segurança que todas as cargas foram consideradas. E quando precisar comprar sua laje, poderá encaminhar apenas o projeto, pois lá ira conter todas as informações necessárias para nosso dimensionamento e orçamento.


#paredesobrelaje #NBR6120 #lajebidirecional #vigachata #lajetreliçada #lajepremoldada


203 visualizações
VOLTE SEMPRE

Agradecemos sua visita!

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
NOSSOS PRODUTOS

- Laje Volterrana

- Laje Treliçada Unidirecional

- Laje treliçada Bidirecional

ENCONTRE-NOS

Estamos localizados na

Rod. Augusto Montenegro, 2299

Icoaraci - Belém/PA

CEP: 66.820-000

 

© 2016 Montreal Lajes | Todos os direitos reservados.